Welcome.

All comments, thoughts and ideas are very welcome in English, Spanish, French, German ... even in Portuguese!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Erlangen and Nuremberg


10.09 a 12.09 Fim de semana em Erlangen e Nuremberg. Viajar de trem e bicicleta pela Alemanha é uma delícia. Leva um tempo para se acostumar com o modo de compra das passagens, o ticket especial da bicicleta, o Bahn Card que oferece desconto nos preços, os vagões, as plataformas, as conexões, depois de camelar um pouco tudo fica tranquilo e gostoso.

Cheguei de noite em Erlangen e logo encontrei o Thomas Bunke. Ele é alemão, o conheci no Dojo Harmonia onde ele treino uns dois anos enquanto fazia seu doutorado por lá. Hoje ele está por aqui e casou com uma brasileira, a Maíra. Fiquei hospedado na casa deles para onde mudaram a duas semanas. Reservaram um dos quartos para mim e no dia seguinte ainda abriram espaço na casa para receber a Andrea Khrom, minha aluna de Aikido e minha professora de alemão! Ela passou três meses pela Europa participando de inúmeros festivais de dança e achou um espaço no final da sua viagem para esse encontro com a gente.

Sábado de noite fomos jantar numa pizzaria em Nuremberg e no dia seguinte voltamos para lá de bicicleta. Uma cidade de noite. Outra cidade de dia. Lá visitamos a arena megalomaníaca que Hitler preparava para ser o palco de seus pronunciamentos. A guerra atrapalhou seus planos e o complexo de construções na cidade nunca foi terminado. A arena virou um imenso estacionamento e no centro dele apenas uma pessoa fardada: o guardador dos automóveis. Nesse mesmo lugar pegamos o último dia de uma mega-festa popular que durou um mês.

O plano em Erlangem era treinar em Rodgau mas nada funcionou e acabei curtindo os bons amigos do Brasil e descansando um pouco antes de pegar estrada para voltar aos treinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário