Welcome.

All comments, thoughts and ideas are very welcome in English, Spanish, French, German ... even in Portuguese!

domingo, 19 de setembro de 2010

Lindau e Ausgburg

17.09 O projeto original era seguir de Schorndorf e Tübingen para Zurich. Lá visitaria Kurt Bartolhet que conheci em Nicósia, Chipre, durante o incrível encontro entre árabes e israelenses conhecido com Training Across Borders. Anos depois voltamos a nos encontrar num evento em Birminghan, Inglaterra. Mas apesar de perto, percebi que seria demais descer até Zurich para encontrá-lo. E soube por Judith em Berlin que o seminário previsto para acontecer neste fim de semana havia sido antecipado em uma semana. Logo, resolvi incluir uma visita ao lago Bondensee para pedalar e descansar por lá antes do ultimo trecho da viagem com destino a Munique. Ali me acompanhou até a Hauptbanhof (Estação Central) e segui de trem para Friedrichshafen e de lá pedalei até Lindau num percurso delicioso à beira do famoso lago. Foi uma antiga dica do Nilton, companheiro do Olavo Bikers, que me ajudou a desenhar o percurso da minha viagem.

Chegando em Lindau rodei um pouco até achar o último quarto livre num Gasthaus. Havia também um outro casal rodando pela cidade de bicicleta a procura de um lugar e eu consegui esse quarto por questão de 2 ou 3 minutos. Logo eles chegaram e já não havia mais vagas. Depois de algumas semanas sendo recebido em casas, apartamentos e dojos durante a jornada pela Alemanha, voltei a ficar num hostel. O último foi em Xanten logo no comecinho da viagem. E o primeiro foi em Amsterdam antes de começar a viagem. Tive tempo de circular pela cidade, desenhar e de noite tomar um bom vinho e fumar um charuto na calçada.

Vista do lago Bondensee a caminho de Lindau

18.09 Sábado. Depois do café da manhã, fiz o check-out às 10h e tive 4 horas para pedalar pelo Bondensee e sentar para fazer algum desenho. Às 14h peguei o trem para Ausgburg onde seria recebido na casa de Roman e Bárbara Brunner. Só haveria gente na casa a partir das 19h então tive tempo suficiente para circular um pouco pela cidade antes de ir para meu novo abrigo a caminho de Munique. Logo soube que Roman acabara de ir para Polônia visitar seus pais com idade avançada. Curiosidade. Peter Sensei, que tem um Dojo em Ausgburg casou na sexta-feira, logo está em plena lua de mel. Acabei sendo acolhido por Bárbara, que é jornalista, trabalha para a prefeitura da cidade e não tem nenhuma relação alguma com o Aikido. E foi fantástico!

19.09 Me preparei para tomar café da manha com Barbara mas acordei às 10h! A mesa estava feita para mim com pães, frios, queijos, leite, café, frutas, geléias, cereais. Um mapa de Ausgburg, a chave da casa e um bilhete: guardar as coisas de geladeira depois do café e um convite para nos encontrarmos no fim do dia em frente a Rathaus (prefeitura) para um passeio pela cidade.

Peguei minha bike para explorar Augsburg. Visitei o museu de Wolfgang Amadeus Mozart e o Fuggerei. O assentamento popular mais antigo e mais duradouro do mundo. Foi criado em 1517 por um membro de uma familia Fugger para atender a população necessitada. Funciona até hoje, com gente morando e pagam 0,88 centavos de euro por ano! Lá também funciona um museu que conta toda a história destes 500 anos do Fuggerei. Fora que é lindo.

Como combinado, depois de fazer visitar estes lugares sentei para desenhar um pouco e encontrei Bárbara no fim do dia como combinado. Fui convidado para jantar comida regional e, claro, uma cervejinha. Ótima conversa, ótima companhia e ótima anfitriã. Assim como Hanna, Bárbara também falava francês e muitas das nossas conversas fluiram melhor em francês que em ingles.

De noite resolvi ver a minha passagem Munique-Amsterdam de onde vou voltar para São Paulo. Por conta da Oktoberfest os preços estava salgados e não valeria a pena ir de avião. O melhor seria na segunda cedo, antes de pegar a bicicleta para Munique, passar numa agencia de viagem e ver as melhores opções entre onibus e trem. Quem sabe avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário