Welcome.

All comments, thoughts and ideas are very welcome in English, Spanish, French, German ... even in Portuguese!

terça-feira, 25 de maio de 2010

GO BY BIKE

Ontem reencontrei o amigo e parceiro de jornada Eduardo Shimahara na reunião do Hub Learning. Depois do abraço, ele me entrega um envelope com um moleskine para a viagem, um adesivo com os dizeres "GO BY BIKE", um bilhete inspirador e uma força para a vakinha.

Preciso dizer algo mais?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Idéias? Sugestões? Contatos?

Toda contribuição para o Aiki Biking for Peace é bem vinda.

Conto com idéias, dicas, sugestões, contatos e qualquer ajuda na vaquinha para ajudar nas despesas de viagem.

Até setembro pretendo fazer algumas pequenas experiências com o espírito de união Aikido & Bicicleta. A idéia é a mesma: pedalar e criar pontes de amizade com outros lugares afinados no propósito de harmonia do Aikido.

Sejam bem-vindos todos os aikidokas, os bikers e os aiki-bikers!!!
No Dojo Harmonia tem o Henrique, a Andrea, o Fred, o Thomas e a Bruna, além de mim. Alguém mais?

Que tal pensar em algo como Aiki Biking for Peace em São Paulo?
Que tal uma pedalada de um Dojo a outro Dojo com momento para o Aikido em cada um dos Dojos?

Idéias ou sugestões?

Aiki Biking for Peace - Amsterdan/Munich

Dentro de 90 dias viajo para Amsterdan para iniciar uma primeira jornada de Aikido e Bicicleta numa viagem até Munique.

Por que Amsterdan? Por que Munique?

A idéia inicial nasceu na vontade de comemorar meus 50 anos de vida de modo especial. Pensei em passar algumas semanas sozinho, ocasião para pensar em movimento sobre o que fiz até aqui e sobre o que mais quero fazer. Pensei no Caminho de Santiago como uma opção e logo considerei a possibilidade de incluir a bicicleta como meio de transporte neste retiro que certamente deveria incluir a visita a alguns Dojos de Aikido. Isso me levou a pensar em lugares pelo mundo que tivessem uma cultura e uma estrutura legal para pedalar e também bons lugares para fazer Aikido.

Neste momento, recebi a informação via Aiki-Extensions da criação da Semana Internacional Aiki pela Paz programada para acontecer entre 20 e 26 de Setembro. Será uma semana onde escolas de Aikido espalhadas pelo mundo serão encorajadas a promover o Aikido como ferramenta de paz.

O projeto começou a tomar forma quando um dos organizadores da Semana Internacional Aiki pela Paz, Bertram Worak Sensei, sugeriu a inclusão de Munique em meu roteiro e, se possível, estar por lá por ocasião do evento mundial. Estava definida a data e o lugar de chegada: 24 de Setembro em Munique.

E por onde começar?

A principio pensei na rota Copenhagen/Munique. O amigo João Paulo já havia feito o roteiro até Berlin e a Dinamarca é um país com notável cultura de ciclismo. Ser perfeito começar por lá e descer até Munique. A esta altura comecei a fazer aulas semanais de alemão com Andrea Khrom, pois sabia que a Alemanha seria o principal lugar desta ciclo-viagem. Aprender o básico do básico do básico por delicadeza com o país visitado: Guten tag. Guten morgen. Ich komme aus Brasil. Ich verstehe das nicht. Entshuldigung. Aufwiedersehen. Spitze!..

Dias atrás nova sincronicidade. O HUB de Amsterdan promoverá o Summer School e uma das organizadoras chama-se Valentine e é brasileira. Numa conversa nos corredores do HUB de São Paulo ela me propos criar algum workshop para oferecer por lá. Imediatamente pensei no projeto "the Sword and the Brush"onde mostro que Aikido e Sumi-e podem ser uma experiência profunda de presença no tatame e no papel . Isso tudo deu data e local para o começo da jornada. Final de agosto. Amsterdan.

As próximas perguntas: Qual bicicleta usar? A minha ou comprar uma segunda mão por lá? Qual o melhor roteiro? Quais cidades incluir? Onde ficar? Hostels? Couchsurfers? Que Dojos visitar? O que é necessário levar?..

Bom, o blog esta aberto para achar estas respostas até o dia da viagem.

Boas vindas

Este blog será o lugar para conversar sobre o projeto Aiki Biking for Peace.

Aiki é o coração do Aikido. Ai é harmonia. Ki é vida, energia. Aiki é vida em harmonia.
Bike é bicicleta. E pedalar é um exercício urbano de harmonia na vida.

Aiki Biking for Peace é um jeito de falar de harmonia através do Aikido e da Bicicleta. Um jeito de se posicionar frente à vida de modo aberto, receptivo e desarmado. Aikido e bicicleta são linguagens que requerem presença e profunda conexão com a realidade.

Aiki Biking for Peace é um jeito de viver a vida de modo menos competitivo e mais apreciativo. Uma opção por uma atitude saudável que crie pontes de amizade onde a vida acontece.

A pergunta por aqui é: será possível criar um mundo de harmonia por meio ações simples como pedalar?