Welcome.

All comments, thoughts and ideas are very welcome in English, Spanish, French, German ... even in Portuguese!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

First days in The Netherlands


24.08 Amsterdam. A chegada foi tranquila e logo estava no Stayokay, um hostel indicado pelo Vedana. Assim que montei a bicicleta saí para dar uma volta na cidade. Qualquer coisa que se fale sobre bicicleta na Holanda é pouco para descrever o que acontece. É só imaginar um lugar onde todos pedalam, jovens, executivos, senhoras, indo para uma reunião, passeando com cachorro, indo fazer compras, encontrando amigos, gente de terno, de saia, de guarda-chuva, todos circulam de bicicleta e o carro aqui é um coadjuvante no transito pela cidade. De tardezinha fiz o primeiro rabisco num pedaço improvisado de papel enquanto tomava café à beira de um dos vários canais e mandei para a Daia pelo celular. Ela havia me pedido um sumi-e antes de viajar e fiquei devendo. Logo ela publicou a imagem no facebook onde surgiram mensagens deliciosas de amigos de todos os cantos. Terminei o dia jantando num pequeno restaurante thailandes em China Town onde a comida é boa e barata.

25.08 Amsterdam. Dediquei o dia para preparar tudo necessário para começar a jornada, digo, alforjes, capa de chuva, revisão da bicicleta, mapas para localizar as ciclo-rotas e um novo capacete. Com tudo pronto fui passear pelo Voldenpark, onde almocei e fiz o primeiro desenho no moleskine que ganhei do Shima. Visitei o Museu Van Gogh para ver as obras do mestre e como não é permitito fotografar lá dentro, saquei meu bloquinho para fazer meus registros de algumas de suas fantásticas obras. O tempo fechou de noite e choveu a madrugada inteira.


26.08 Utrecht. Como chovia, peguei um trem para Utrecht. A escolha foi baseada num só motivo: não quero pegar uma gripe na primeira semana. Dá para pedalar sob chuva sem problema mas não quis começar debaixo de chuva. A previsão para o fim de semana é de tempo aberto e vai ter muito chão pela frente. Logo que sai da estação de Utrecth, pedalava em busca de um hostel quando parei para me localizar no mapa e esperar a chuva aliviar um pouco. Um cidadão sob o mesmo toldo de um restaurante grego me convidou para sentar um pouco e tomar algo quente. Uma sopa. Esquentou o corpo e a alma. Conversamos um pouco e ele achou tudo muito curioso. Um brasileiro ensopado (sem trocadilhos), a caminho de Munique numa viagem permeada por desenhos e aikido. Já eram umas quatro da tarde e ele decidiu ser o meu anfitrião em Utrecht. Ofereceu o quarto de seu filho em seu apartamento no suburbio da cidade pois ele vive nos EUA onde estuda música. Deixei a bicicleta em seu escritório e caminhamos pela cidade. Conheci seus lugares favoritos na cidade, digo, onde comer, onde parar para tomar um drink ou um café. Jantamos num restaurante etíope e logo seguimos de bike para sua casa. Banho quente, cerveja gelada, bom charuto, num lugar silencioso, amplo e acolhedor. Milagres acontecem.

27.08 Utrecht . O tempo amanheceu com uma chuva fina. Willeim, o anfitrião, já havia saido cedo para uma audiência no tribunal. Ele é advogado e defende causas de muitos imigrantes na Holanda. Segui para cidade de trem, uma estação apenas, e dediquei o dia a passear pela cidade. Momento de vaguear, procurar lugar bom e barato para comer e isto é sinonimo de comida chinesa. De tarde uma pausa para um café e novo rabiscar sem pressa. Um casal se aproximou para partilhar uma mesa e novas conversas maravilhosas. Assim que eles se despediram eu fiz esse desenho. Até breve!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Faltam dois dias...


Tudo começou em uma tarde de agosto de 2009. Engarrafado num desses congestionamentos monstros em São Paulo eu percebi o óbvio. Eu não era mais uma vítima presa em mais um engarrafamento absurdo. Era mais um cúmplice! Não deixo de achar que é ridículo o investimento em transporte público de qualidade e que a economia é refém da industria automotiva. Mas esse momento onde me senti parte do problema foi suficientemente desconfortável para dar vontade de fazer a minha parte. Resolvi largar o meu carro na garagem por um mês e viver a mobilidade por São Paulo usando todos os modais disponíveis: ônibus, taxi, caminhada, carona, trem, metrô... e bicicleta. Essa experiência esta contada em alguns textos que agora completam um ano:

http://zerobueno.blogspot.com/2009/08/setembro-sem-carro.html
http://zerobueno.blogspot.com/2009/09/setembro-sem-carro-dia-22.html

Nesse percurso, me tornei personagem de uma breve reportagem para o Dia Mundial sem Carro quando fui acompanhado na por uma equipe da Band na minha nova rotina sem carro.


Naquela época não teria idéia do quanto essa decisão de rever o uso do carro impactaria a minha visão sobre mobilidade na cidade. Também não poderia imaginar que estaria embarcando um ano depois para uma ciclo-viagem de Amsterdam à Munique. Hoje me sinto mais cidadão que há um ano. Me sinto também mais pedestre, mais ciclista, mais saudável e mais vivo. Minimizar o uso do carro foi acima de tudo um gesto de desapego. Desapego de idéias e de conforto. Abdicar do uso do carro em São Paulo é abandonar algo que nos foi ensinado a dar enorme valor. É morrer um pouco, arriscar o novo e seguir em frente. Incrivelmente mais livre. No blog do Instituto Ethos escrevi um pouco sobre a conexão que vejo entre sustentabilidade e desapego.


Daqui a dois dias começarei a jornada internacional do projeto Aiki Biking for Peace. Essa idéia nasceu no desejo de comemorar 50 anos de um jeito especial. Um tempo de pausa que incluisse coisas que amo fazer: conhecer pessoas, praticar aikido, pedalar e desenhar pelos lugares por onde viajo. Aqui nesse blog e também pelo facebook vou escrever um pouco sobre essa experiência de pedalar em países com cultura de ciclismo e ciclo-turismo. E, claro, trazer inspiração para continuar investindo em cultura de harmonia no Brasil por meio do aikido, da bicicleta e do desenho.

Importante! A vaquinha online seguirá aberta para quem quiser - e puder - contribuir com qualquer quantia a qualquer momento para ajudar nas minhas despesas de alimentação e hospedagem durante a viagem. http://vakinha.uol.com.br/Vaquinha.aspx?e=19982

Até breve!